Lacres de Cera: do sigilo ao estilo
Na idade média usado para ter sigilo, nos tempos atuais usado para ter estilo na hora de fazer um convite.
Muito icônico quando queremos mostrar formalidade no momento de fazer um convite especial, os lacres de cera eram utilizados na época medieval para lacrar documentos e correspondências sigilosas, garantindo assim, a integridade do conteúdo até o seu destino.
Os lacres de cera demonstravam o status social de quem os utilizava, devido ao alto custo da matéria prima empregada em sua produção feita com cochonilha e resinas que possuíam grande valor agregado, o que tornava muito caro sua produção e, portanto eram utilizados apenas por reis, condes, coronéis, capitães ou por pessoas ligadas ao rei.
As cores dos lacres variavam de acordo com a necessidade e com a época, como por exemplo:
Lacre Preto – Utilizado em cartas fúnebres;
Lacre Verde – Em documentos do tesouro, na Inglaterra medieval;
Lacre Branco – Utilizado por Imperadores Alemães, duques e condes.
Nos tempos de hoje os lacres de cera são utilizados em convites de casamento, chá de bebê, guardanapos, frascos de perfumes, garrafas de bebidas, dentre outros.
Como Funciona
O funcionamento, para nós do século XXI, é bem simples e de fácil acesso. São necessários três itens básico, a cera para lacre de cera, que pode ser encontrada na internet ou em casas de artesanato, uma colher, que pode ser a de cozinha ou uma específica para isso, e o sinete que é gravador do símbolo desejado e funciona quase como um carimbo.
Com os itens em mãos, o processo começa aquecendo a colher e derretendo a cera com a colher, e em seguida derramando a cera no local que deseja lacrar e na sequência colocando o sinete em cima para gravar a identidade do remetente.
Vídeo demonstrando
Aprenda a Fazer um Caseiro
Referencias
https://ceraparalacre.com.br/historia-do-lacre-de-cera-medival/